Resumo:
Sabemos que a BNCC é um documento de extrema importância no cenário educacional
brasileiro. O presente trabalho tem como objetivo investigar como os docentes das redes
públicas e privadas de educação de Alagoa Grande-Pb concebem e interagem com a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) em suas práticas pedagógicas na educação infantil. Para
tanto, este trabalho contou com a realização de um questionário online, o qual envolveu 12
docentes da educação infantil do município de Alagoa Grande-Pb, entre os dias 13 a 26 de
agosto deste ano. Como suporte teórico, o trabalho se baseou nos documentos oficiais, como o
Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil (1998) e a BNCC (2018), além de
autores que discorrem sobre a educação infantil, a exemplo de Ariès (1986), Andrade (2010) e
Corazza (2002). O estudo constatou-se que os professores da rede pública de ensino da cidade
de Alagoa Grande-Pb aparentaram ter posto mais em prática a BNCC nas suas escolas, em
relação aos docentes da rede privada de ensino.
Descrição:
SOBRAL, J. F. S. A BNCC na Educação Infantil: um olhar dos docentes de escolas públicas e privadas de Alagoa Grande-PB. 2020. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.