Resumo:
O presente estudo tem como objetivo geral analisar o papel dos influenciadores digitais no mercado atual. No que se refere à metodologia empregada neste artigo, é pesquisa de campo. Foi elaborado um questionário, no qual foi aplicado a pessoas/clientes de lojas, empresas ou microempresas. O questionário foi colocado a disposição no Google Forms e enviado links para que as pessoas pudessem ter acesso ao questionário. Tendo em vista o isolamento social e as questões de aglomerações no comércio, foi escolhido essa forma de coleta de dados, evitando-se aglomerações, contatos físicos, entre outros. Os resultados evidenciaram que os influenciadores digitais tem o poder de persuadir seus seguidores, quando se trata da chamada economia digital, os próprios consumidores passam a ser geradores de mídias e de conteúdo, os mesmos lançam seus podcasts, blogs, entre outras mídias, nos quais geram consumo e obtêm a influência no jeito de pensar de outros consumidores. Com isso, percebe-se que os influenciadores digitais apresentam consigo a capacidade de influenciar pessoas a escolher definidas marcas, produtos ou serviços, iguais aos que os mesmos fazem uso, e com isso, fazendo com que possam direcionar bastante as decisões de compra dessa nova geração de consumidores.
Descrição:
PEREIRA, F. A. A. A importância dos influenciadores digitais no processo de compra e comunicação com clientes. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2020.