Resumo:
O/a educador/a deve investir e procurar diferentes técnicas e métodos de
ensino/aprendizagem para conseguir mediar o conhecimento de forma ampla e
significativa para os alunos. O lúdico é um dos recursos pedagógicos mais
utilizados para desenvolver habilidades e estimular a aprendizagem dos
educandos. Os jogos e brincadeiras constituem uma ferramenta riquíssima que
entre seus benefícios estão o desenvolvimento da criança, a aprendizagem, o
desenvolvimento cognitivo intelectual e emocional da mesma. Este estudo
buscou refletir a forma que os professores/as da Educação Infantil utilizam os
jogos e brincadeiras e como os mesmos contribuem na aprendizagem dos
alunos. Os objetivos específicos foram os seguintes: analisar as contribuições
dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem, observar se as escolas
oferecem materiais necessários para o uso de jogos pedagógicos e averiguar
como os brinquedos lúdicos contribuem na aprendizagem.Para realizar esta
pesquisa foram utilizados dois instrumentos, um questionário e uma entrevista,
teve a participação de 8 professores (as) da educação infantil e a partir dos
resultados foram escolhidos 2 professores para participar da entrevista. Tendo
como base alguns teóricos como Piaget (1971), Vigostky (1998), kishimoto
(2011) e Barros (2009).As pesquisas aplicadas permitem entender que o uso do
lúdico na Educação Infantil requer maior compromisso do educador em relação
a conteúdos trabalhados. Entendeu-se que os jogos e brincadeiras são
fundamentais para o desenvolvimento da criança e que essas atividades
precisam gerar valor e fazer sentido para os alunos/as e para os/as
professores/as
Descrição:
SILVA. M. A. da C. O uso dos jogos e brincadeiras na educação infantil: como os professores utilizam o lúdico?. 2020. 36f. Trabalho conclusão de curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.