dc.contributor.author |
Silva, Maria Aparecida da Costa |
|
dc.date.accessioned |
2020-12-19T14:04:40Z |
|
dc.date.available |
2020-12-19T14:04:40Z |
|
dc.date.issued |
2020-12-03 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.24 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22860 |
|
dc.description |
SILVA. M. A. da C. O uso dos jogos e brincadeiras na educação infantil: como os professores utilizam o lúdico?. 2020. 36f. Trabalho conclusão de curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O/a educador/a deve investir e procurar diferentes técnicas e métodos de
ensino/aprendizagem para conseguir mediar o conhecimento de forma ampla e
significativa para os alunos. O lúdico é um dos recursos pedagógicos mais
utilizados para desenvolver habilidades e estimular a aprendizagem dos
educandos. Os jogos e brincadeiras constituem uma ferramenta riquíssima que
entre seus benefícios estão o desenvolvimento da criança, a aprendizagem, o
desenvolvimento cognitivo intelectual e emocional da mesma. Este estudo
buscou refletir a forma que os professores/as da Educação Infantil utilizam os
jogos e brincadeiras e como os mesmos contribuem na aprendizagem dos
alunos. Os objetivos específicos foram os seguintes: analisar as contribuições
dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem, observar se as escolas
oferecem materiais necessários para o uso de jogos pedagógicos e averiguar
como os brinquedos lúdicos contribuem na aprendizagem.Para realizar esta
pesquisa foram utilizados dois instrumentos, um questionário e uma entrevista,
teve a participação de 8 professores (as) da educação infantil e a partir dos
resultados foram escolhidos 2 professores para participar da entrevista. Tendo
como base alguns teóricos como Piaget (1971), Vigostky (1998), kishimoto
(2011) e Barros (2009).As pesquisas aplicadas permitem entender que o uso do
lúdico na Educação Infantil requer maior compromisso do educador em relação
a conteúdos trabalhados. Entendeu-se que os jogos e brincadeiras são
fundamentais para o desenvolvimento da criança e que essas atividades
precisam gerar valor e fazer sentido para os alunos/as e para os/as
professores/as |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Arilane Florentino Felix de Azevêdo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Brincadeiras |
pt_BR |
dc.title |
O uso dos jogos e brincadeiras na educação infantil: como os professores utilizam o lúdico? |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |