UEPB - Repositório Digital

O uso dos jogos e brincadeiras na educação infantil: como os professores utilizam o lúdico?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Aparecida da Costa
dc.date.accessioned 2020-12-19T14:04:40Z
dc.date.available 2020-12-19T14:04:40Z
dc.date.issued 2020-12-03
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22860
dc.description SILVA. M. A. da C. O uso dos jogos e brincadeiras na educação infantil: como os professores utilizam o lúdico?. 2020. 36f. Trabalho conclusão de curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O/a educador/a deve investir e procurar diferentes técnicas e métodos de ensino/aprendizagem para conseguir mediar o conhecimento de forma ampla e significativa para os alunos. O lúdico é um dos recursos pedagógicos mais utilizados para desenvolver habilidades e estimular a aprendizagem dos educandos. Os jogos e brincadeiras constituem uma ferramenta riquíssima que entre seus benefícios estão o desenvolvimento da criança, a aprendizagem, o desenvolvimento cognitivo intelectual e emocional da mesma. Este estudo buscou refletir a forma que os professores/as da Educação Infantil utilizam os jogos e brincadeiras e como os mesmos contribuem na aprendizagem dos alunos. Os objetivos específicos foram os seguintes: analisar as contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem, observar se as escolas oferecem materiais necessários para o uso de jogos pedagógicos e averiguar como os brinquedos lúdicos contribuem na aprendizagem.Para realizar esta pesquisa foram utilizados dois instrumentos, um questionário e uma entrevista, teve a participação de 8 professores (as) da educação infantil e a partir dos resultados foram escolhidos 2 professores para participar da entrevista. Tendo como base alguns teóricos como Piaget (1971), Vigostky (1998), kishimoto (2011) e Barros (2009).As pesquisas aplicadas permitem entender que o uso do lúdico na Educação Infantil requer maior compromisso do educador em relação a conteúdos trabalhados. Entendeu-se que os jogos e brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento da criança e que essas atividades precisam gerar valor e fazer sentido para os alunos/as e para os/as professores/as pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Arilane Florentino Felix de Azevêdo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.title O uso dos jogos e brincadeiras na educação infantil: como os professores utilizam o lúdico? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta