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A visibilidade estética do ensino de Matemática: O Quadrado Mágico em um laboratório de Educação Matemática

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dc.contributor.author Albuquerque, Flávio Silva Santos
dc.date.accessioned 2020-12-21T14:06:00Z
dc.date.available 2020-12-21T14:06:00Z
dc.date.issued 2020-03-11
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22880
dc.description ALBUQUERQUE, F. S. S. A visibilidade estética do ensino de Matemática: O Quadrado Mágico em um laboratório de Educação Matemática. 2020. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Os planos curriculares atuais tendem a adotar uma proposta de ensino voltada à sequenciação e seleção de conteúdos ditas adequadas para cada etapa de ensino/aprendizagem, porém, o que se acaba vivenciando na realidade escolar é que tais propostas estão fundamentadas em necessidades sociais alheias aos interesses dos alunos, em especial no que se refere ao ensino de matemática. Pensando nisso, através de uma proposta didática para o ensino dessa área, no qual foi utilizado como material didático o quadrado mágico, a fim de se trabalhar as operações básicas e o reconhecimento de padrões matemáticos aplicados à alunos do 6º e 9º anos de toda a rede municipal de Campina Grande – PB intermediados pelo projeto de extensão da UEPB, PROAFE (Programa de Apoio a Formação e ao Ensino), que é desenvolvido em parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba e a Secretaria de Educação e de Tecnologia com o intuito de promover aulas experimentais rede municipal e a formação de professores. Desse modo, nessa presente pesquisa tivemos como objetivo analisar o ensino/aprendizagem dos conteúdos envolvidos utilizando o quadrado mágico no intuito de proporcionar o reconhecimento do valor social da educação matemática na esfera pública de ensino. Para isso nos baseamos em estudos de CHEVALLARD (2001), LIBÂNEEO (2013) e LOREZANTO (2012) que nos auxiliaram nas reflexões acerca da didática e dos processos de ensino dentro e fora da sala de aula. Observamos assim que assim que trabalho realizado com o quadrado mágico proporcionou uma redução da distância entre os alunos às obras matemáticas e suas adaptações didáticas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Silvânio de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Quadrado Mágico pt_BR
dc.subject Valor social pt_BR
dc.title A visibilidade estética do ensino de Matemática: O Quadrado Mágico em um laboratório de Educação Matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


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