dc.description.abstract |
A dança é um campo do conhecimento e surge a partir da interação humana, ela é uma linguagem que está associada aos rituais primitivos, contudo, na história humana toma outras roupagens, apresentando um caráter social, educativo e artístico, além do ritual ístico. Nesse estudo buscamos compreender a dança nas esferas sociais, educativas e artísticas, a partir do Reggaeton, que é um estilo de dança em ascensão nas academias, popularizado através da Zumba. Nesse artigo discutimos o histórico e as influências do Reggaeton e relatamos a experiência do Projeto Dembow Dance, que se apresenta como uma metodologia de ensino do Reggaeton criada pela Profissional de Educação Física, Professora de dança, Coreografa e Dançarina Giordana Leite. O projeto Dembow Dance busca estabelecer através de possibilidades metodológicas a reflexão do corpo e do ensino da dança para jovens e adolescentes. A pesquisa teórico-prática aconteceu no ano de 2017 – 2018 na Cidade de Queimadas/ PB com cerca de 40 alunos, na faixa dos 12 aos 25 anos de idade. Durante o período do projeto vimos que a experiência do ensino do Dembow Dance foi uma prática efetiva, lidamos com questões de ordem emocional e artística da dança, tocando em pontos sensíveis, como os preconceitos referentes a dança na esfera social, artística e trabalhista. Este relato de experiência traz inúmeras contribuições a nossa sociedade, bem como estimula a transformação social de jovens e adolescentes através do incentivo para realização de mais projetos desse porte. |
pt_BR |