Resumo:
O estudo de episódios particulares da história da ciência pode fornecer subsídios para a
discussão de aspectos da Natureza da Ciência em sala de aula, permitindo aos alunos uma
visão mais profunda e detalhada do processo de construção do conhecimento científico. Neste
sentido, o presente trabalho tem por objetivo descrever resultados de uma intervenção que
abordou em sala de aula a problemática da Natureza da Luz no século XIX, que envolve uma
discussão acerca de teorias predominantes na época. Apresentamos uma série de atividades
desenvolvidas ao longo de quatro encontros em uma escola da rede pública de ensino da
cidade de Campina Grande no estado da Paraíba, como parte integrante das ações
desenvolvidas no ano de 2011 pelo subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsas
de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba. A experiência
vivenciada com a realização das atividades desenvolvidas na escola foi de extrema
importância, uma vez que permitiu aos alunos uma nova forma de conhecer a ciência e como
esta é construída, além de propiciar aos bolsistas do PIBID, futuros professores de Física, a
iniciação a docência fazendo uso de uma abordagem metodológica com caráter inovador que
permite a reflexão crítica sobre o que é abordado em sala de aula.
Descrição:
MEDEIROS, J. S.
História da ciência em sala de aula: o episódio da natureza da luz no século XIX. 2013. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.