Resumo:
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, que visa levantar análises sobre a
utilização do lúdico no desenvolvimento psicomotor da criança, destacando a ludicidade e sua
importância como meio para garantir grandes benefícios no desenvolvimento infantil,
utilizando o lúdico desde os anos iniciais da criança. Trazendo abordagens sobre a
importância do brincar e as vantagens dos jogos e brincadeiras como ferramentas essenciais
da infância; o conceito lúdico e suas funções; abordando as habilidades motoras; esquema
corporal e a formação lúdica do professor que faz garantir uma aula que não seja apenas
aprendizagem de conteúdos como também a aprender a desenvolver na criança as
habilidades cognitivas e motoras, mostrando uma realidade do lúdico no processo de ensino
e aprendizagem, tendo o professor como o principal mediador. Dessa maneira, as estratégias
lúdicas fazem o ambiente pedagógico um espaço fantástico, levando a uma construção e
criação da autenticidade e a formação do seu eu desde o início da educação infantil. A
pesquisa foi desenvolvida na Creche Municipal Casulo Menino Jesus de Praga em Serraria -
PB, foi preparado um questionário com quinze perguntas objetivas, foram entrevistadas doze
professoras, nessa perspectiva tivemos como base a BNCC (2017), a DCNEI (2009), Cunha
(2001), dentre outros. E os resultados identificados foram satisfatórios.
Descrição:
NEVES, J. P. das. A utilização do lúdico no desenvolvimento psicomotor da criança. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.