dc.description.abstract |
O presente trabalho trata de um relato de experiência, proporcionado pelo Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, através do componente curricular Estágio Supervisionado I, do curso de Licenciatura em Educação Física. O estágio foi realizado na Escola Maria Cândida de Oliveira, rua Dr. Antônio Bezerra Camboim, S/N° – Santo Antônio – Campina Grande, estado da Paraíba, no período compreendido entre fevereiro a maio de 2018, acontecendo nas segundas-feiras e quartas-feiras, e eram ministradas para as turmas do 1° ano ao 5° ano do Ensino Fundamental. O mesmo relata a importância da vivência do estágio para a graduação, como todos os caminhos percorridos para a análise, escolha e realização das atividades propostas aos alunos da escola na qual o estágio foi aplicado. O documento aponta que a abordagem escolhida para a aplicação do planejamento de ensino foi baseada na abordagem Crítico-Superadora, a fim de trazer um apanhado histórico geral aos alunos e transmitir os conhecimentos adquiridos através das práticas corporais, por sua vez baseadas na cultura corporal do movimento. O relato o desenvolvimento de atividades nas aulas de Educação Física, com a utilização das unidades temáticas previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), de jogos e brincadeiras e de esportes (Atletismo e Voleibol). O planejamento das aulas foi feito através de uma fundamentação teórica e análises bibliográficas referentes aos temas abordados, dando assim uma fundamentação científica no processo ensino-aprendizagem levando o verdadeiro valor da formação para os educandos. Desta forma, mostramos que a prática assume um papel, não só de complemento de ensino, mas como ferramenta contribuidora da aprendizagem e que se deve possuir embasamento teórico daquilo que se for praticado. |
pt_BR |