Resumo:
As mudanças vivenciadas pela sociedade, como o fenômeno da globalização, geram impactos nos mais variados âmbitos de vivência do ser humano. A escola apresenta-se nesse contexto, como uma das instituições mais impactadas pela onda tecnológica que marca o século XXI, desse modo, torna-se cada vez mais desafiador para o profissional da educação promover o processo de aprendizagem com total envolvimento do aluno. Nesse sentido, as práticas de metodologias ativas, bem como o uso de jogos apresentam-se enquanto ferramentas que ajudam o aluno a desenvolver uma postura proativa em sala de aula, de modo a melhor inseri-lo no ambiente escolar, bem como nas atividades que são realizadas. Diante a relevância da temática inicialmente abordada, o presente estudo busca, de modo geral, sintetizar os principais aspectos apresentados por práticas metodológicas ativas, considerando os benefícios denotados em sua execução na sala de aula para o ensino matemático. O método de pesquisa utilizado para a construção deste ensaio teórico trata-se de uma revisão bibliográfica, de caráter qualitativo e descritivo. Espera-se através deste estudo, desenvolver um debate amplo através de importantes autores da área, de modo a confrontar diferentes teses, a fim de ampliar o conhecimento acadêmico no que se refere ao uso de metodologias ativas como ferramenta de ensino-aprendizagem do ensino matemático.
Descrição:
SOUSA, L. L. A. Metodologias ativas no ensino da matemática: o uso de jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2020.