UEPB - Repositório Digital

O professor de educação física sinalizando em libras: brincadeiras e Jogos no processo educacional de alunos surdos.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leite, Vandinaldo Ribeiro
dc.date.accessioned 2021-02-17T22:10:53Z
dc.date.available 2021-02-17T22:10:53Z
dc.date.issued 2020-12-21
dc.identifier.other CDD 371.9 L53p
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23017
dc.description LEITE, V. R. O professor de educação física sinalizando em libras: brincadeiras e jogos no processo educacional de alunos surdos. 2020. 120f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial e Inclusiva). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Ao longo da história, o sujeito surdo foi estigmatizado em consequência dos conceitos e representações construídas acerca da surdez. O presente estudo tem como objetivo principal analisar a importância das brincadeiras e jogos, no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de Educação Física com alunos surdos de uma instituição escolar bilíngue para surdos, localizada no município de Gado Bravo, Paraíba, nordeste do Brasil. Tomamos como embasamento teórico os autores Benvenuto (2006), Skiliar (2007), Kishimoto (2007), Huizinga (2007) entre outros. Baseamos em uma abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumento metodológico a observação in loco. Essas observações foram realizadas no período de fevereiro a dezembro de 2019. Os resultados indicaram que as brincadeiras e jogos quando são aplicados por um professor com conhecimentos em libras possibilita o desenvolvimento das competências motoras e linguísticas dos alunos surdos, assim como uma atenção constante do professor de educação física, durante suas aulas, podem chegar a identificar transtornos e dificuldades de aprendizagem nos referidos alunos. Portanto, as aulas do professor de educação física nas escolas bilíngues para surdos, quando bem planejadas contribuem para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e psicomotor dos alunos surdos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Surdo pt_BR
dc.subject Escola bilíngue pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Educação física pt_BR
dc.title O professor de educação física sinalizando em libras: brincadeiras e Jogos no processo educacional de alunos surdos. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta