dc.contributor.author |
Lima, Waldileny de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2021-02-22T20:53:38Z |
|
dc.date.available |
2021-02-22T20:53:38Z |
|
dc.date.issued |
2020-12-18 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23036 |
|
dc.description |
LIMA. W. O. Tecnologia assistiva Hand talk: um mapeamento acadêmico na educação inclusiva do surdo. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho intitulado “Tecnologia assistiva Hand Talk: um mapeamento
acadêmico na educação inclusiva do surdo” busca investigar em artigos
acadêmicos de que forma o aplicativo Hand Talk pode contribuir no processo de
inclusão das tecnologias digitais para fins de aprendizagem no processo de
ensino-aprendizagem de alunos surdos. Partindo desse pressuposto, temos
como finalidade apresentar o aplicativo Hand Talk como uma tecnologia assistiva
que pode potencializar a inclusão de alunos surdos na educação. Para tanto,
buscou-se na literatura existente dados para subsidiar o presente trabalho, a partir
de uma fundamentação teórica que nos permita compreender os elementos
necessários para a conceituação e promoção da inclusão digital dos surdos. Com
relação aos principais aportes da teoria, houve um embasamento teórico de
Mantoan (2005) e Vygotsky (1987), no que se refere à inclusão; no que diz
respeito ao desenvolvimento do ser humano e ao processo de apropriação,
Bersch (2013) e sua contribuição com a tecnologia assistiva; e Barbosa e Silva
(2010), no que tange à acessibilidade da tecnologia. Utilizamos também de uma
análise documental, através de diversas orientações normativas, como por
exemplo: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, a Declaração Mundial
de Educação para Todos (1990), a Declaração de Salamanca (1994), a Lei
Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015), entre outras. Todos
esses documentos mundiais e nacionais versam sobre as necessidades
educativas especiais e passam a influenciar a formulação de políticas públicas
para a educação inclusiva. A análise teve um caráter qualitativo e buscou
evidenciar o modo como essa tecnologia assistiva tem sido abordada nas
produções científicas disponíveis na plataforma Google Acadêmico. Como
resultado, percebemos que o Hand Talk pode quebrar barreiras comunicacionais
entre surdos e ouvintes, bem como auxiliar no processo de inclusão educacional
e social. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Christiano Cordeiro Soares |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Surdo |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia assistiva |
pt_BR |
dc.subject |
Hand Talk - Aplicativo |
pt_BR |
dc.title |
Tecnologia assistiva Hand talk: um mapeamento acadêmico na educação inclusiva do surdo |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |