UEPB - Repositório Digital

Abordagens histórico-conceituais sobre a lei de Coulomb e as representações imagéticas da balança elétrica em livros didáticos brasileiros de física do nível médio: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maxwelton Ferreira da
dc.date.accessioned 2013-11-13T18:36:29Z
dc.date.available 2013-11-13T18:36:29Z
dc.date.issued 2013-11-13
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2303
dc.description SILVA, M. F. da. Abordagens histórico-conceituais sobre a lei de Coulomb e as representações imagéticas da balança elétrica em livros didáticos brasileiros de física do nível médio: um estudo de caso. 2013. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo analisar em livros didáticos de física utilizados na educação básica brasileira, abordagens relacionadas à Lei Fundamental da eletrostática, denominada Lei de Coulomb, tais como o desenvolvimento conceitual da eletrostática associado ao contexto histórico, os procedimentos técnicos utilizados por Coulomb na construção e utilização da balança elétrica, assim como os resultados obtidos e que possibilitaram a elaboração daquela Lei, a iconicidade das representações imagéticas da balança elétrica e a coerência com as abordagens textuais. Para a investigação, produzimos um referencial teórico e algumas questões de pesquisa norteadoras dos procedimentos. Analisamos oito livros didáticos conforme critérios preestabelecidos, as análises foram organizadas em quatros seções, conforme mencionado. Contatamos que, quando os livros abordam os dois primeiros aspectos citados, abordam de forma simplificada, distorcida e algumas vezes, equivocada. Em relação às representações imagéticas, constatamos um baixo grau de iconicidade e várias inconveniências entre as imagens e os textos. Com isso percebemos que certas inconveniências perduram nos livros didáticos, o que desperta certa dúvida sobre a eficácia dos processos de elaboração e avaliação dos livros didáticos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Amélia Monteiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Lei de Coulomb pt_BR
dc.subject Imagens pt_BR
dc.title Abordagens histórico-conceituais sobre a lei de Coulomb e as representações imagéticas da balança elétrica em livros didáticos brasileiros de física do nível médio: um estudo de caso pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta