dc.contributor.author |
Silva, Maxwelton Ferreira da |
|
dc.date.accessioned |
2013-11-13T18:36:29Z |
|
dc.date.available |
2013-11-13T18:36:29Z |
|
dc.date.issued |
2013-11-13 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.32 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2303 |
|
dc.description |
SILVA, M. F. da.
Abordagens histórico-conceituais sobre a lei de Coulomb e as
representações imagéticas da balança elétrica em livros didáticos
brasileiros de física do nível médio: um estudo de caso. 2013. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo analisar em livros didáticos de física utilizados na
educação básica brasileira, abordagens relacionadas à Lei Fundamental da
eletrostática, denominada Lei de Coulomb, tais como o desenvolvimento conceitual
da eletrostática associado ao contexto histórico, os procedimentos técnicos
utilizados por Coulomb na construção e utilização da balança elétrica, assim como
os resultados obtidos e que possibilitaram a elaboração daquela Lei, a iconicidade
das representações imagéticas da balança elétrica e a coerência com as
abordagens textuais. Para a investigação, produzimos um referencial teórico e
algumas questões de pesquisa norteadoras dos procedimentos. Analisamos oito
livros didáticos conforme critérios preestabelecidos, as análises foram organizadas
em quatros seções, conforme mencionado. Contatamos que, quando os livros
abordam os dois primeiros aspectos citados, abordam de forma simplificada,
distorcida e algumas vezes, equivocada. Em relação às representações imagéticas,
constatamos um baixo grau de iconicidade e várias inconveniências entre as
imagens e os textos. Com isso percebemos que certas inconveniências perduram
nos livros didáticos, o que desperta certa dúvida sobre a eficácia dos processos de
elaboração e avaliação dos livros didáticos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Amélia Monteiro |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Lei de Coulomb |
pt_BR |
dc.subject |
Imagens |
pt_BR |
dc.title |
Abordagens histórico-conceituais sobre a lei de Coulomb e as representações imagéticas da balança elétrica em livros didáticos brasileiros de física do nível médio: um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |