Resumo:
Se a tecnologia já está presente nos hábitos de professores e estudantes, devemos utilizá-la em proveito do crescimento da educação. Dessa forma, pesquisa-se como as TDIC’S e os conceitos do AVA podem impulsionar o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, é necessário apresentar o ensino a distância como uma importante modalidade de ensino que contribuiu com a evolução da educação em nosso país, enfatizar a importância da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC’s, por professores e alunos na construção do processo de ensino-aprendizagem, demonstrar os conceitos educacionais do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, e mostrar ferramentas tecnológicas e digitais que podem ser utilizadas por professores e estudantes para a construção do conhecimento. Realiza-se, então, uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando o método hipotético dedutivo, com procedimentos bibliográficos e documentais. Diante disso, verifica-se que, por meio do uso do smartphone, da internet, das ferramentas de comunicação digital e das redes sociais, a exemplo do WhatsApp e Facebook, professores e estudantes podem interagir para aprofundar a compreensão dos conteúdos abordados em sala, empregando conceitos do ensino a distância em proveito do ensino presencial, a educação entrará no mundo virtual dos alunos, provocando interação e aumentando a aprendizagem.
Descrição:
SILVA, A. P. As TDIC's e os conceitos do AVA no processo de ensino-aprendizagem. 2020. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020. [Artigo]