UEPB - Repositório Digital

A crítica nietzschiana sobre a "barbárie cultivada" na formação humana

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Pedro Feitoza da
dc.date.accessioned 2021-02-26T00:27:26Z
dc.date.available 2021-02-26T00:27:26Z
dc.date.issued 2019-11-27
dc.identifier.other CDD 320 S586c
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23069
dc.description SILVA, P. F da. A crítica nietzschiana sobre a "barbárie cultivada" na formação humana. 2019. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo realizar uma investigação acerca da crítica do jovem Nietzsche à educação de seu tempo, que longe de promover a libertação e o despertar das potencialidades do indivíduo, visava a uma formação utilitária para atender tão somente as demandas do emergente Estado alemão. A cultura, nos meios educacionais, na visão de Nietzsche, havia sido transfigurada em uma tendência utilitária, de modo que tudo aquilo que era disseminado nos estabelecimentos de ensino não passava de uma “barbárie cultivada”, tendo em vista o caráter jornalístico introduzido na literatura pedagógica da época. Neste caso, a formação do jovem alemão, bem como de seus educadores, não teria como base o primado da cultura, mas tão somente uma célere especialização técnica erudita, para responder ao déficit de funcionários qualificados para ocupar os cargos nos quadros do Estado alemão recém-industrializado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Julio Cesar Kestering pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Nietzsche pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.title A crítica nietzschiana sobre a "barbárie cultivada" na formação humana pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta