Resumo:
Este artigo tem como objetivo analisar as atividades desenvolvidas pela Cia. Artística FascinART
da cidade de Solânea, um coletivo composto por artistas que promovem a cultura local através de
espetáculos cênicos, protagonizados por crianças e jovens da região do brejo paraibano geralmente
estudantes com idades entre 08 e 18 anos num aprimoramento da relação sociedade-arte-escola,
refletindo sobre as intencionalidades da arte. Entendendo que podemos ter a prática da linguagem
das artes cênicas como ferramenta auxiliadora do processo de ensino e aprendizagem, enfocou-se o
teatro de forma sistemática, destacando as atividades e as suas contribuições para as
práticas pedagógicas enquanto metodologia do ensino cênico, explanando a importância da
arte na educação que, assegurada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, proporciona
aos indivíduos uma melhor compreensão de mundo, fazendo-os perceber como a
criatividade e a imaginação estão inseridas em nosso convívio e de que forma essas
vertentes contribuem no desenvolvimento humano, transformando realidades de crianças e
jovens que têm pouco acesso à arte e inspirando-os a buscar um futuro pautado na
valorização da criação e do fazer artístico – cultural.
Descrição:
SALVADOR, Carlinda Sousa. Artes cênicas e salas de aula: uma análise sobre a CIA. Artística Fascinart. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.