Resumo:
Muitos foram os estudiosos que buscaram entender a natureza e as propriedades do Calor,
com diferentes hipóteses, que se alteraram ao longo do tempo. James Prescott Joule, com suas
experiências térmicas, conseguiu contribuir para esses estudos, cuja formulação e
determinação do equivalente calor mecânico tiveram mais influência sobre o desenvolvimento
e especialmente a aceitação do princípio da conservação da energia. Suas contribuições foram
de tal importância que permanecem nas pautas de discussões desde então, caracterizando um
alto grau de importância para o estudo de ciências naturais. Este trabalho se concentra em um
episódio histórico envolvendo a história da termodinâmica, mais especificamente o
desenvolvimento da equivalência entre trabalho mecânico e calor e tem por objetivo construir
uma proposta didática envolvendo experimentos históricos e contextualização, a partir da
busca do equivalente mecânico do calor por Joule. A proposta inclui o estudo do texto
original de Joule, seus pressupostos teóricos e metodológicos, e a construção de um
equipamento similar ao que ele utilizou em 1850, uma vez que a tentativa de replicação do
experimento de Joule mostrou-se inviável. O estudo de experimentos históricos tende a
contribuir para a compreensão da prática experimental dos estudiosos, ajudando-nos a
reconstruir as dimensões tácitas de práticas do passado e com isso, podemos alcançar as
diretrizes apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que objetivam formar
cidadãos contemporâneos capazes de participar ativamente na sociedade e no mundo em que
vivem, desenvolvendo nos estudantes um pensamento crítico e reflexivo, promovendo o
desenvolvimento de competências relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem.
Descrição:
SOUZA, R. da S.
O experimento de Joule e o ensino de termodinâmica baseado
na história da ciência: uma proposta didática. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.