UEPB - Repositório Digital

Percursos para a construção da Teoria da Relatividade restrita nas abordagens dos livros didáticos de Física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Douglas Alves
dc.date.accessioned 2013-11-13T18:44:45Z
dc.date.available 2013-11-13T18:44:45Z
dc.date.issued 2013-11-13
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2310
dc.description FERREIRA, D. A. Percursos para a construção da Teoria da Relatividade restrita nas abordagens dos livros didáticos de Física. 2013. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract O livro didático é um dos recursos mais utilizados no Brasil tanto pelos professores como pelos alunos e recentemente tem sido alvo de inúmeras discussões. Este trabalho tem por objetivo analisar as distorções da História da Ciência a respeito dos percursos de construção e construtores da Teoria da Relatividade Restrita segundo as abordagens dos Livros Didáticos (LDs) de Física do Ensino Médio. Os livros apresentam algumas informações equivocadas bem como atribuem autorias de “descobertas” de maneira errada. Na presente pesquisa, apresentamos alguns trechos referentes aos livros analisados seguidos de comentários sobre os erros detectados. Estas distorções acabam comprometendo tanto a inserção da História e filosofia da ciência quanto o uso da Física Moderna e Contemporânea no ensino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Amélia Monteiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject História das ciências pt_BR
dc.title Percursos para a construção da Teoria da Relatividade restrita nas abordagens dos livros didáticos de Física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta