dc.contributor.author |
Ferreira, Douglas Alves |
|
dc.date.accessioned |
2013-11-13T18:44:45Z |
|
dc.date.available |
2013-11-13T18:44:45Z |
|
dc.date.issued |
2013-11-13 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.32 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2310 |
|
dc.description |
FERREIRA, D. A.
Percursos para a construção da Teoria da Relatividade restrita
nas abordagens dos livros didáticos de Física. 2013. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O livro didático é um dos recursos mais utilizados no Brasil tanto pelos
professores como pelos alunos e recentemente tem sido alvo de inúmeras
discussões. Este trabalho tem por objetivo analisar as distorções da História da
Ciência a respeito dos percursos de construção e construtores da Teoria da
Relatividade Restrita segundo as abordagens dos Livros Didáticos (LDs) de
Física do Ensino Médio. Os livros apresentam algumas informações equivocadas
bem como atribuem autorias de “descobertas” de maneira errada. Na presente
pesquisa, apresentamos alguns trechos referentes aos livros analisados seguidos
de comentários sobre os erros detectados. Estas distorções acabam
comprometendo tanto a inserção da História e filosofia da ciência quanto o uso da
Física Moderna e Contemporânea no ensino. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Amélia Monteiro |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de física |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
História das ciências |
pt_BR |
dc.title |
Percursos para a construção da Teoria da Relatividade restrita nas abordagens dos livros didáticos de Física |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |