UEPB - Repositório Digital

Deficiência visual no contexto da educação infantil: formação docente e adaptação de materiais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barros, Ana Patrícia Martins
dc.date.accessioned 2021-03-08T23:57:17Z
dc.date.available 2021-03-08T23:57:17Z
dc.date.issued 2020-10-08
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23116
dc.description BARROS, A. P. M. Deficiência visual no contexto da educação infantil: formação docente e adaptação de materiais. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo buscou por meio de uma investigação teórica analisar a formação do professor no que se refere à inclusão dos alunos cegos quanto a produção e contibuição de materiais que podem potencializar o ensino. Para que haja de fato uma educação inclusiva é imprescindível que os professores busquem capacitação, aperfeiçoamento e formação continuada, a fim de proceder a mediação ao receber alunos com necessidades educacionais especiais, visando um ensino que respeite as diferenças e particularidades de cada indivíduo. Para tanto, a metodologia utilizada foi bibliográfica, através do qual se percebe a importância da educação inclusiva reflexiva para os alunos com deficiência visual e as leis que garantem a sua efetiva participação no ensino regular, fazendo com que as escolas busquem novos paradigmas e revejam a ampliação de seu Currículo e de seu Projeto Político Pedagógico, apoiando os professores no processo de ensino-aprendizagem. Pode-se concluir que é possível que a inclusão se realize, desde que assumida por todos os segmentos políticos, sociais e da comunidade educacional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Fabíola Mônica da Silva Gonçalves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Deficiência viusal pt_BR
dc.subject Cego pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.title Deficiência visual no contexto da educação infantil: formação docente e adaptação de materiais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta