UEPB - Repositório Digital

O jornal e o cordel na prática docente: uma abordagem metodológica do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Amaral, Maria Beticleide Felix do
dc.date.accessioned 2021-03-11T22:39:07Z
dc.date.available 2021-03-11T22:39:07Z
dc.date.issued 2020-11-26
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23137
dc.description AMARAL, M. B. F do. O jornal e o cordel na prática docente: uma abordagem metodológica do ensino fundamental. 2020. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A inserção do cordel e o jornal em sala de aula do Ensino Fundamental I, como ferramentas metodológicas que visam a interação entre docente e discentes, possibilitam um aprendizado significativo. O objetivo deste artigo é refletir acerca da prática docente tendo como ferramentas metodológicas o cordel e o jornal, na aprendizagem do Ensino Fundamental (anos iniciais). Nossa proposta é mostrar que estas ferramentas colaboram na leitura e escrita Freinetiana, do uso do Cordel e do Jornal na sala de aula das escolas municipais do município de Soledade - PB. Tomamos como referencial teórico desta pesquisa, Cavalcanti (2009), Sousa (2015), Lima (2013), Pinheiro (2013), Kirinus (2011), Freinet (2001, 1996, 1998), Oliveira (2009), Dewey (2010), Candau (1995) entre outros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, em articulação com a pesquisa exploratória a partir de relato de experiência de sala de aula enquanto docente na Escola Municipal Prof. Luiz Gonzaga Burity e Escola Municipal Maria do Carmo Araújo Souto, na cidade de Soledade - PB. Os resultados obtidos indicam que o cordel e jornal, devido às possibilidades de uso metodológico, linguagem, características, peculiaridades próprias, unidos à expressividade, conseguem motivar a participação dos alunos em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Patrícia Cristina de Aragão. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Cordel pt_BR
dc.subject Jornal pt_BR
dc.subject Recurso metodologico pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title O jornal e o cordel na prática docente: uma abordagem metodológica do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta