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A inserção do cordel e o jornal em sala de aula do Ensino Fundamental I, como ferramentas metodológicas que visam a interação entre docente e discentes, possibilitam um aprendizado significativo. O objetivo deste artigo é refletir acerca da prática docente tendo como ferramentas metodológicas o cordel e o jornal, na aprendizagem do Ensino Fundamental (anos iniciais). Nossa proposta é mostrar que estas ferramentas colaboram na leitura e escrita Freinetiana, do uso do Cordel e do Jornal na sala de aula das escolas municipais do município de Soledade - PB. Tomamos como referencial teórico desta pesquisa, Cavalcanti (2009), Sousa (2015), Lima (2013), Pinheiro (2013), Kirinus (2011), Freinet (2001, 1996, 1998), Oliveira (2009), Dewey (2010), Candau (1995) entre outros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, em articulação com a pesquisa exploratória a partir de relato de experiência de sala de aula enquanto docente na Escola Municipal Prof. Luiz Gonzaga Burity e Escola Municipal Maria do Carmo Araújo Souto, na cidade de Soledade - PB. Os resultados obtidos indicam que o cordel e jornal, devido às possibilidades de uso metodológico, linguagem, características, peculiaridades próprias, unidos à expressividade, conseguem motivar a participação dos alunos em sala de aula. |
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