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Na escola e para além dela: relação família e escola no cotidiano escolar na percepção de professores

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dc.contributor.author Pinheiro, Daniella Oliveira
dc.date.accessioned 2021-03-11T23:11:31Z
dc.date.available 2021-03-11T23:11:31Z
dc.date.issued 2020-11-27
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23138
dc.description PINHEIRO, D. O. Na escola e para além dela: Relação família e escola no cotidiano escolar na percepção de professores. 2020. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A família e a escola desempenham importantes funções no que diz respeito ao desenvolvimento escolar da criança e do adolescente, uma vez que não só a participação, mas a interlocução positiva entre tais atores geram resultados consideráveis a esse processo. No contexto da educação escolar, a relação entre pais e filhos é vivenciada e percebida entre algumas lacunas: tanto de comunicação, quanto de participação. O objetivo geral desse estudo concentrou-se em discutir sobre a relação entre pais e filhos na educação escolar na perspectiva de docentes. Este trabalho se situa no campo dos estudos em torno do desenvolvimento humano, a partir dos trabalhos desenvolvidos por Dessen (2007), Oliveira, Marinho-Araújo (2010), Souza (2009) e Oliveira (2018), que se dedicam à relação família-escola e como os fatores nesses contextos atravessam e afetam essa relação A abordagem metodológica da pesquisa está pautada numa pesquisa exploratória. Quanto aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa descritiva, quanto ao modo de abordagem, de uma pesquisa qualitativa. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória. Os participantes da pesquisa foram 05 (cinco) professores de 03 (três) escolas: uma pública e duas privadas de Campina Grande - PB, sendo: 04 (quatro) atuantes em escolas particulares, 02 (dois) atuando em escola pública (desses últimos, um profissional atua em ambas simultaneamente). Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista mediante roteiro semiestruturado. As respostas foram gravadas em áudio, sob prévia autorização e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e o questionário sociodemográfico foi aplicado de forma on-line, por meio do Google Formulário (Google Forms). As entrevistas foram tratadas com base na análise de conteúdo segundo Bardin (1977), e a análise dos dados resultou em 04 (quatro) categorias: aspectos relacionados à família e sua participação; efeitos da pandemia na participação familiar; características e necessidades identificadas à gestão e equipe escolar e, por fim, estratégias escolares para a participação familiar. No contexto da educação escolar, a relação entre pais e filhos ainda é vivenciada de forma lacunar. As percepções dos professores e a equipe pedagógica que atuam nas escolas pública e privadas se deram em torno de aspectos que dizem respeito não apenas a pais e filhos, mas à escola enquanto instância composta por gestão, equipe e suas formas de comunicação. Diante disso, importa que a equipe docente seja escutada, valorizada e que, especialmente, a instituição escolar busque estabelecer pontes sólidas e empáticas entre a escola e as famílias que perpassam esse universo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Patrícia Cristina Aragão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Educação escolar pt_BR
dc.subject Relação família-escola pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.title Na escola e para além dela: relação família e escola no cotidiano escolar na percepção de professores pt_BR
dc.type Other pt_BR


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