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Este estudo versa sobre as violências contra professores no contexto de escolas públicas brasileiras. Tem como objetivo analisar os casos de violência realizadas contra professores(as), em seus ambientes de trabalho e suas consequências para sua vida pessoal e profissional. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter documental e bibliográfico. Na construção do marco teórico nos debruçamos em leituras de: Abramovay (2003, 2004, 2015), Spósito (2001) e Priotto; Bonetti (2008), dialogando, também, com autores como: Scapini (2002), Souza; Souza (2012), Aragão; Freitas (2012), Bourdieu (1997, 2003), Zaluar (1999), D’Aurea-Tardeli; Paula (2009), Costa (2011), Charlot (2002), Boccato (2006) e Luck et al (2005). Os resultados evidenciam que as desigualdades sociais, aliadas a uma escola que não atua nos moldes de uma gestão democrática, não só reproduzem os tipos de violências como, também, podem produzir novos tipos violências. A pesquisa bibliográfica apontou casos de sucesso escolar, em que escolas democráticas e participativas conseguiram reduzir drasticamente os índices de violência escolar. |
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