UEPB - Repositório Digital

Uma proposta de letramento literário com Ou Isto ou Aquilo de Cecília Meireles

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Leycionne Bezerra
dc.date.accessioned 2021-03-22T12:22:24Z
dc.date.available 2021-03-22T12:22:24Z
dc.date.issued 2019-12-05
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23187
dc.description PEREIRA, Leycionne Bezerra. Uma proposta de letramento literário com Ou Isto ou Aquilo de Cecília Meireles. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho objetiva uma proposta metodológica com a leitura literária infanto juvenil, especificamente, voltada para o gênero poético em sala de aula. Para tanto, é de extrema importância enfatizar o compêndio literário de poesia Infanto Juvenil “Ou Isto Ou Aquilo”, da autora Cecília Meireles, participante da segunda geração modernista no Brasil, ao qual iremos abordar três poemas deste livro, dentre os quais destacam-­se: “Uma Flor Quebrada, Ou Isto Ou Aquilo e o Último andar”. Sendo assim, o estudo se pauta nos pressupostos de Pinheiro (2018), Cosson (2014), Colomer (2003, 2007), entre outros que se articularam com o letramento literário. Nessa perspectiva, literatura ressignifica a linguagem enquanto prática social, e as escolas devem instigar o aluno a ler todos os gêneros literários, tendo em vista a cosmovisão de mundo que possibilita ao estudante, tornando o discente um ser mais consciente e produtivo referente as questões sociais, politicas, culturais, dentre outras, que emergem na sociedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Rosângela Neres Araújo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Leitura de poema pt_BR
dc.subject Letramento Literário pt_BR
dc.title Uma proposta de letramento literário com Ou Isto ou Aquilo de Cecília Meireles pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta