Resumo:
O presente trabalho objetiva uma proposta metodológica com a leitura literária infanto juvenil, especificamente, voltada para o gênero poético em sala de aula. Para tanto, é de extrema importância enfatizar o compêndio literário de poesia Infanto Juvenil “Ou Isto Ou Aquilo”, da autora Cecília Meireles, participante da segunda geração modernista no Brasil, ao qual iremos abordar três poemas deste livro, dentre os quais destacam-se: “Uma Flor Quebrada, Ou Isto Ou Aquilo e o Último andar”. Sendo assim, o estudo se pauta nos pressupostos de Pinheiro (2018), Cosson (2014), Colomer (2003, 2007), entre outros que se articularam com o letramento literário. Nessa perspectiva, literatura ressignifica a linguagem enquanto prática social, e as escolas devem instigar o aluno a ler todos os gêneros literários, tendo em vista a cosmovisão de mundo que possibilita ao estudante, tornando o discente um ser mais consciente e produtivo referente as questões sociais, politicas,
culturais, dentre outras, que emergem na sociedade.
Descrição:
PEREIRA, Leycionne Bezerra. Uma proposta de letramento literário com Ou Isto ou Aquilo de Cecília Meireles. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.