Resumo:
A presente monografia traz discussões em torno do processo de construção da identidade dos futuros pedagogos a partir das contribuições do estágio curricular supervisionado. Objetivamos em nossa pesquisa refletir sobre o processo de formação da identidade destes atores colocando em foco as contribuições que o estágio curricular oferta ao seu desenvolvimento profissional. A metodologia deste trabalho se firma na abordagem qualitativa e como instrumentos metodológicos foi utilizada pesquisa documental e bibliográfica por propiciar o entendimento do tema sob o novo enfoque ou abordagem, chegando a conclusões relevantes no processo que envolve a pesquisa. O estudo fundamenta-se através dos teóricos: Imbernón (2011), Pimenta e Lima (2011), Fernandes (2013) entre outros, e a LDBEN (1996), Lei nº 12.014 (2009), Lei n° 11.788 (2008), o Parecer CNE/CP Nº 5/2005 e da Resolução CNE/CP Nº 1 (2006), com o intuito de promover uma maior reflexão em torno da temática proposta e fundamentá-la. Os resultados de nossa pesquisa apontam que o estágio curricular supervisionado se torna fundamental para o processo de construção da identidade profissional dos pedagogos na medida em que permite ao estagiário o contato direto com seu futuro campo de atuação enquanto um pesquisador, aliando sempre teoria e prática ao processo que envolve a formação deste profissional da educação.
Descrição:
COUTINHO, Mayara Ferreira da Silva. O estágio supervisionado e suas contribuições para a construção da identidade docente: um olhar para formação inicial. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.