UEPB - Repositório Digital

O estágio supervisionado e suas contribuições para a construção da identidade docente: um olhar para formação inicial

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Coutinho, Mayara Ferreira da Silva
dc.date.accessioned 2021-03-23T14:24:12Z
dc.date.available 2021-03-23T14:24:12Z
dc.date.issued 2019-11-13
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23207
dc.description COUTINHO, Mayara Ferreira da Silva. O estágio supervisionado e suas contribuições para a construção da identidade docente: um olhar para formação inicial. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A presente monografia traz discussões em torno do processo de construção da identidade dos futuros pedagogos a partir das contribuições do estágio curricular supervisionado. Objetivamos em nossa pesquisa refletir sobre o processo de formação da identidade destes atores colocando em foco as contribuições que o estágio curricular oferta ao seu desenvolvimento profissional. A metodologia deste trabalho se firma na abordagem qualitativa e como instrumentos metodológicos foi utilizada pesquisa documental e bibliográfica por propiciar o entendimento do tema sob o novo enfoque ou abordagem, chegando a conclusões relevantes no processo que envolve a pesquisa. O estudo fundamenta-se através dos teóricos: Imbernón (2011), Pimenta e Lima (2011), Fernandes (2013) entre outros, e a LDBEN (1996), Lei nº 12.014 (2009), Lei n° 11.788 (2008), o Parecer CNE/CP Nº 5/2005 e da Resolução CNE/CP Nº 1 (2006), com o intuito de promover uma maior reflexão em torno da temática proposta e fundamentá-la. Os resultados de nossa pesquisa apontam que o estágio curricular supervisionado se torna fundamental para o processo de construção da identidade profissional dos pedagogos na medida em que permite ao estagiário o contato direto com seu futuro campo de atuação enquanto um pesquisador, aliando sempre teoria e prática ao processo que envolve a formação deste profissional da educação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Márcia Gomes dos Santos Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Identidade docente pt_BR
dc.subject Pedagogo pt_BR
dc.title O estágio supervisionado e suas contribuições para a construção da identidade docente: um olhar para formação inicial pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta