Resumo:
O presente trabalho tem como área de estudo a Sociolinguística, com o tema voltado para o preconceito linguístico. Tendo em vista a necessidade de minimizar esse preconceito na aula de Língua Portuguesa, que ainda apresenta traços de homogeneização linguística, questiona-se: a realização de atividades didáticas pode contribuir para redução do preconceito linguístico na sala de aula? Diante desse questionamento, objetivou-se levar os alunos a refletirem sobre o preconceito linguístico no “falar caipira” do personagem Chico Bento e, a partir dessas reflexões, propor uma atividade didática para diminuir e conscientizar sobre o preconceito linguístico na sala de aula. Tratou-se de uma pesquisa-ação, qualitativa, aplicada em uma escola pública, embasada nos estudos de Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Bagno (2007, 2015), Mollica e Braga (2017) entre outros. Os resultados obtidos com a pesquisa foram promissores, pois resultou na contribuição com relação ao objetivo principal do trabalho, comprovando que a realização de novas atividades didáticas em sala de aula pode contribuir para a diminuição do preconceito linguístico.
Descrição:
SILVA, Michelly Pereira da. Chico Bento: uma proposta de aula para discutir o preconceito linguístico. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.