UEPB - Repositório Digital

Inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior: práxis desenvolvidas na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Thayná Antonia Girão da
dc.date.accessioned 2021-03-25T00:27:47Z
dc.date.available 2021-03-25T00:27:47Z
dc.date.issued 2021-02-12
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23233
dc.description SILVA, T. A. G. da. Inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior: práxis desenvolvidas na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. 2021. 30f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Após diversos movimentos em prol das conquistas que envolvem a promoção da inclusão educacional, atualmente, essas ações se configuram direitos que assistem às pessoas com deficiência em todos os níveis da educação. Dessa forma, abordamos em nosso trabalho essa temática no contexto do ensino superior, tendo em vista que acreditamos ser um assunto ainda pouco explanado nesse nível de ensino. Com isso, o objetivo desse trabalho foi compreender as políticas públicas voltadas para a inclusão das pessoas com deficiência no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, a partir das orientações legais que versam sobre essa matéria na legislação brasileira e no cenário internacional. Como aporte teórico, norteamos as discussões com base nos posicionamentos de autores como: Sassaki (1997), Moreira (2005, 2008), Santana (2016) e Mantoan (2003). No que se refere à metodologia do trabalho, realizamos uma pesquisa do tipo qualitativa. Utilizamos como instrumento metodológico a revisão bibliográfica e uma entrevista não estruturada com a participação do Coordenador do NAI- Núcleo de Acessibilidade e Inclusão. Em relação aos resultados, concluímos que, apesar da existência de inúmeros atos normativos que indicam ações para serem implementadas visando a inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior, essas diretrizes muitas das vezes não são colocadas em prática, o que leva aos demonstrativos de pouca representatividade dessas pessoas dentro das Instituições de Ensino Superior – IES. Ao se reportar à UEPB em sua sede – Campus I, consideramos que naquela localidade existem mecanismos que visam oferecer inclusão para os alunos com deficiência, porém, destacamos no decorrer do trabalho - alguns pontos que necessitam de mais atenção por parte desta instituição, com o intuito de trazer melhorias ao acesso e à permanência das pessoas com deficiência na UEPB. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Christiano Cordeiro Soares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão educacional pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Pessoa com deficiência pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Instituições de Ensino Superior - IES pt_BR
dc.title Inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior: práxis desenvolvidas na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta