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Um olhar sobre educação inclusiva em uma sala de ensino regular no município de Cuitegí/PB

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dc.contributor.author Santos, Williane Amaro dos
dc.date.accessioned 2021-03-26T19:23:40Z
dc.date.available 2021-03-26T19:23:40Z
dc.date.issued 2020-12-05
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23242
dc.description SANTOS, W. A. dos. Um olhar sobre educação inclusiva em uma sala de ensino regular no município de Cuitegí/PB. 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. pt_BR
dc.description.abstract A educação inclusiva deve ser um direito de todo indivíduo independente de cor, raça, classe social, cultural ou econômica. A educação deve ser acolhedora e igualitária. Porém, durante boa parte da história da humanidade as pessoas com necessidades especiais sofreram segregação por serem vistas como pessoas incapazes de se desenvolverem. Nas décadas de 70 e 80, as discussões acerca do tema ganharam força, mas só na década de 90 o assunto sobre a educação de pessoas com necessidades especiais ganhou notoriedade, principalmente no Brasil. Depois da elaboração da Declaração de Salamanca de 1994 que entre outras propostas, destaca que “crianças e jovens com necessidades educacionais especiais devem ter acesso ao ensino em sala regular, porém essas salas devem se adequar as necessidades desses alunos”. A partir de então os órgãos públicos começaram a repensar as políticas de educação inclusiva, como também a sua efetivação nas salas regulares. Este estudo objetivou investigar como foi desenvolvida a educação inclusiva na sala regular de ensino, entre 2018 e 2019, na Escola Carolina de Farias Pimentel, localizada no Sítio Palmeira, Município de Cuitegí- PB. Para a realização desse estudo foram consultados autores, como: Jannuzzi (1992), Mantoan (2003), Mazzotta (1995) e documentos legais, tais como: LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional No 9394/1996), Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei de no 13.146, de Julho de 2015), ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990). A pesquisa configura-se como um estudo descritivo de natureza qualitativa com a utilização de questionários investigando quais as percepções do gestor e de uma professora da referida instituição acerca dessa temática. Quanto aos resultados elencados foi possível perceber que ainda há muito que ser feito para a chegada da tão sonhada escola inclusiva, a escola de todos e para todos, desde a preparação do professor até a estrutura física, como também, o planejamento pedagógico e os materiais didáticos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Débora Regina Fernandes Benício pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Sala regular de ensino pt_BR
dc.title Um olhar sobre educação inclusiva em uma sala de ensino regular no município de Cuitegí/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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