Resumo:
A educação inclusiva deve ser um direito de todo indivíduo independente de cor, raça,
classe social, cultural ou econômica. A educação deve ser acolhedora e igualitária.
Porém, durante boa parte da história da humanidade as pessoas com necessidades
especiais sofreram segregação por serem vistas como pessoas incapazes de se
desenvolverem. Nas décadas de 70 e 80, as discussões acerca do tema ganharam força,
mas só na década de 90 o assunto sobre a educação de pessoas com necessidades
especiais ganhou notoriedade, principalmente no Brasil. Depois da elaboração da
Declaração de Salamanca de 1994 que entre outras propostas, destaca que “crianças e
jovens com necessidades educacionais especiais devem ter acesso ao ensino em sala
regular, porém essas salas devem se adequar as necessidades desses alunos”. A partir de
então os órgãos públicos começaram a repensar as políticas de educação inclusiva,
como também a sua efetivação nas salas regulares. Este estudo objetivou investigar
como foi desenvolvida a educação inclusiva na sala regular de ensino, entre 2018 e
2019, na Escola Carolina de Farias Pimentel, localizada no Sítio Palmeira, Município de
Cuitegí- PB. Para a realização desse estudo foram consultados autores, como: Jannuzzi
(1992), Mantoan (2003), Mazzotta (1995) e documentos legais, tais como: LDBEN (Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional No 9394/1996), Lei Brasileira de Inclusão
da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei de no 13.146, de
Julho de 2015), ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei no 8.069, de 13 de
julho de 1990). A pesquisa configura-se como um estudo descritivo de natureza
qualitativa com a utilização de questionários investigando quais as percepções do gestor
e de uma professora da referida instituição acerca dessa temática. Quanto aos resultados
elencados foi possível perceber que ainda há muito que ser feito para a chegada da tão
sonhada escola inclusiva, a escola de todos e para todos, desde a preparação do
professor até a estrutura física, como também, o planejamento pedagógico e os materiais
didáticos.
Descrição:
SANTOS, W. A. dos. Um olhar sobre educação inclusiva em uma sala de ensino regular no município de Cuitegí/PB. 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.