Resumo:
A ampliação das práticas de letramento deve ser um dos objetivos centrais do ensino de língua portuguesa. Partindo desse pressuposto, construiu-se este Trabalho de conclusão de curso, mediante o período de estágio. Pode se destacar os desafios encontrados pelo professor de língua portuguesa aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, Se investigou as competências que este professor precisa atender, norteado a partir das propostas pedagógicas restritas a disciplinas, mas, pelas competências que garantam uma inclusão do aluno a sociedade em que está inserido, ou seja, o professor não estará limitado pelo trabalho com uma abordagem teórica mais ampla a partir de uma visão geral de conteúdos. Na Fundamentação teórica recorremos aos seguintes autores: RIBEIRO(2001), MEDEIROS(1999) e FAVA(2005). Como metodologia se utilizou pesquisa bibliográfica para o referencial teórico e qualitativa para análise dos dados. Consideramos de suma importância a construção deste material, pois identifica de forma empírica a construção do conhecimento da língua portuguesa na modalidade de ensino da EJA.
Descrição:
BARBOSA, Niedja Gabriela Leite Cardoso. O professor de língua portuguesa na EJA: mediante período do estágio supervisionado. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.