Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma pesquisa de égide bibliográfica acerca da relevância da gestão educacional democrática e participativa na educação escolar contemporânea. Tal estudo é fundamentado com embasamentos teóricos de alguns autores que tratam da referida temática, tais como, Dias (1998), Libâneo (2008), Lück (2009) entre outros autores que abordam a respeito da temática em destaque, na qual apresenta com objetivo geral compreender a importância da contribuição da gestão democrática e participativa para uma adequada efetivação e funcionamento do estabelecimento educacional proporcionando um ensino de qualidade, além de enfatizar a importância de cada profissional existente na unidade escolar, como também a relevância que as famílias e a comunidades apresentam na participação dos processos de tomadas de decisões da instituição escolar. Dessa forma, faz-se necessário destacar a atuação da gestão democrática e participativa na solução das problemáticas existentes na instituição escolar, bem como os anseios dos alunos no ambiente educacional, além de cumprir as metas propostas pela estrutura organizacional e curricular da instituição de ensino. Por fim, o referido estudo pretende abordar os possíveis caminhos para uma gestão educacional que reforce a definição de educação que envolva princípios éticos, políticos e ideológicos.
Descrição:
LISBOA, M. N. A relevância da gestão educacional democrática e participativa na educação escolar contemporânea. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.