Resumo:
A Educação Física nas séries iniciais, dentre outras coisas, busca auxiliar o educando em seu desenvolvimento motor, suas capacidades e habilidades físicas. É preciso encarar esta disciplina como especial no que tange às questões teórico-metodológicas, bem como do lugar que ela ocupa na vida
escolar desses alunos(as). Assim, esta disciplina tem seu momento certo e precisa ser respeitada. É frequente deparar-se com a falta do profissional de Educação Física nesse nível escolar, o que se torna uma negligência
institucional e uma falha no desenvolvimento desses sujeitos. Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, propõe em seu objetivo discutir a necessidade da aula de Educação Física no sentido da orientação alimentar dos alunos das séries iniciais a partir de uma dieta balanceada e saudável. O corpo teórico que norteou nossa análise foi a partir dos artigos científicos sobre a temática. A escola em seu papel deve garantir ao educando sua participação em aulas que lhe ofereça subsídios para a aprendizagem, dando suporte e apoio ao
professor da disciplina para que este exerça sua função de forma a oportunizar a criança a vivenciar o máximo de movimentos, garantindo o desenvolvimento de suas habilidades e capacidades físicas, motoras, sensoriais e afetivas. Portanto, observamos que o papel da Educação Física na alimentação saudável dos alunos ocorre quando obtemos um conjunto de elementos, tais como: iniciativa do profissional da área em desenvolver ações com suas turmas; apoio institucional a esse profissional; apoio dos familiares e conhecimento técnico para desenvolver o acompanhamento dos alunos. A partir desse conjunto pode-se pensar em práticas escolares nas aulas de Educação Física e bons hábitos alimentares dos alunos.
Descrição:
VALENTE, A. B. S. O papel da educação física na alimentação saudável. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo]