Resumo:
A Educação Física Escolar passou por muitas fases ao longo dos anos, acompanhando processos históricos brasileiros foram desenvolvidas algumas abordagens como a abordagem militarista, a higienista a esportivista, dentre outras. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a produção do conhecimento sobre a abordagem dos temas da saúde nas aulas de educação física no ensino médio. Desta forma, conhecemos como os temas de saúde são abordados nas aulas de Educação Física buscando entender como são feitas as intervenções por parte dos professores e pesquisadores da área. Realizamos uma pesquisa do tipo exploratória, por meio de uma Revisão de Literatura Sistemática, em periódicos científicos brasileiros, de acordo com critérios de seleção previamente estabelecidos. Os dados da pesquisa foram analisados buscando um diálogo permanente com a Base Nacional Comum Curricular. Esse documento de referência para a educação nacional traz em seu escopo o tema da saúde como um dos conteúdos essenciais para as aulas de educação física. Os dados mapeados foram discutidos e apresentados em formatos de quadros e tabelas contendo as informações dos estudos analisados. Do montante de 11 (onze) periódicos científicos investigados, identificamos que apenas 7 (sete) deles apresentaram pelo menos um artigo relacionado ao tema da saúde nas aulas de educação física. A maior parte dos artigos selecionados apresentou uma perspectiva ampliada dos temas da saúde nas aulas de EF, apresentando os temas abordados, dando possibilidade de criação e norteando os professores de EF na sua prática pedagógica. Frente à importância de trabalhar os temas da saúde nas aulas de EF para a formação de pessoas conscientes quanto à sua saúde e uma sociedade crítica. Além disso, foi possível percebemos que ainda existe uma reduzida produção científica sobre o tema da saúde nas aulas de EF.
Descrição:
VÉRAS, Mairla Lisley Vieira. Abordagem dos temas da saúde nas aulas de educação física no ensino médio. 2020. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (especialização em educação física escolar). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2020.