UEPB - Repositório Digital

A produção científica sobre o bullying: Compreender para intervir nas aulas de Educação Física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rocha, Emanuel Cláudio Freire da
dc.date.accessioned 2021-05-11T12:54:20Z
dc.date.available 2021-05-11T12:54:20Z
dc.date.issued 2019-12-12
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23381
dc.description ROCHA, E. C. F. da. A produção científica sobre o bullying: Compreender para intervir nas aulas de Educação Física. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O bullying nas aulas de Educação Física é uma problemática recorrente, como indica pesquisas recentes (MARTINS et al. 2018; MAYER et al. 2018), caracterizando como qualquer tipo de agressão que ocorra de maneira intencional e frequente (OLWEUS, 2013; FOREMAN, 2015). Nesse meio, a presente pesquisa objetiva apresentar e problematizar algumas produções cientificas sobre o bullying em periódicos relevantes da área de Educação Física, assim como busca refletir sobre a problemática entendendo a mesma como fenômeno complexo, apontando nesse percurso discussões para a Escola e, por fim, para a Educação Física Escolar. A pesquisa caracteriza-se como uma revisão bibliográfica, com abordagem descritiva, qualitativa e explicativa, foram selecionados cinco periódicos especializados na área, contando como critério de escolha a representatividade social do sistema Qualis/CAPES, nesse sentido, foi escolhido cinco revistas com classificação no estrato Qualis igual/acima de B2. Portanto, foram escolhidos os seguintes periódicos da área: Movimento, Motriz, Pensar a Prática, Motrivivência e Motricidade, também foi delimitado o período de publicação entre 2014 e 2019, a análise dos artigos, por sua vez, foi conduzida pela perspectiva de análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Como resultado e considerações finais, foi possível notar que a maioria das publicações têm em comum a questão que as práticas de bullying direcionam ao diferente, ou seja, aquilo que foge de um padrão que foi historicamente construído e socialmente reproduzido, nesse meio outro dado aponta para a relação multifacetada e complexa da problemática, implicando em evitar generalizações, haja vista que a prática apresenta singularidades em cada espaço escolar. Nesse sentido, outro resultado é que as produções analisadas formam uma síntese qualitativa necessária ao professor de Educação Física e Escola, pois gera insights ao planejamento pedagógico para lidar com a problemática, valendo-se ressaltar que o bullying não só diz respeito à Educação Física Escolar, porém prejudica a toda conjuntura escolar, familiar e social. Outra questão, diz respeito as consequências dos avanços do mundo tecnológico; o cyberbullying como resultante desse processo e desdobramento das práticas de bullying, essa tendência merece atenção com urgência, visto que essa ação apresenta singularidades ainda maiores, como pode-se citar a relação de poder fluida de papeis (vítima/agressor/espectador) e seu alcance é inimaginável. Portanto, é imprescindível que professores, escolas e a esfera público-governamental criem e recriem estratégias que busquem superar práticas desumanas que afligem as escolas, alunos, professores e comunidade escolar. Conclui-se que a cultura corporal da Educação Física é mais um meio de sensibilizar os alunos para a diversidade trazida em seus corpos, entendendo que essa diversidade é uma bela forma de ser e estar no mundo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jeimison de Araújo Macieira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Bullying pt_BR
dc.subject Educação Física escolar pt_BR
dc.subject Estratégias pedagógicas pt_BR
dc.title A produção científica sobre o bullying: Compreender para intervir nas aulas de Educação Física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta