Resumo:
O presente trabalho de pesquisa investigou a perspectiva dos professores em relação à discalculia na Educação Matemática. Desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa, primeiramente elaboramos um questionário para professores que ensinam Matemática nos níveis de Ensinos Fundamental I e II e Médio. Sendo eles quatro professores do Ensino Fundamental I do Instituto Educacional Pequeno Cientista e cinco deles professores do Ensino Fundamental II e Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prefeito Willams de Souza Arruda. As perguntas que nortearam nossa pesquisa foram: Estão os professores que ensinam Matemática cientes sobre a questão da discalculia? Se sim, como a entendem e como trabalham com seus alunos discalcúlicos? Se não, como demonstram interesse na discalculia? A partir de nossos resultados podemos afirmar que a discalculia é um transtorno de aprendizagem pouco conhecido pelos professores participantes e pouco divulgado a eles. Esperamos que nossa pesquisa tenha despertado nos professores participantes interesse pelo tema, e que o mesmo seja expandido e muitas pesquisas sejam realizadas. Assim, alunos discalcúlicos terão a oportunidade de um diagnóstico prévio e acompanhamento adequado na aprendizagem matemática.
Descrição:
OLIVEIRA, G. M. de. Professores e a discalculia na educação matemática. 2020. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.