Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso traz uma análise ao livro didático de matemática no que se refere ao tratamento da geometria espacial em um livro desenvolvido para as turmas iniciais da educação infantil, bem como a sua utilização nos processos de ensino e aprendizagem. Temos como objetivo principal analisar as imagens que tratam da geometria espacial, observando se a forma que se apresentam obedece às orientações propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, partindo de pressupostos como os de Pavanello (1989) – que trata de alguns aspectos históricos sobre a matemática e o seu ensino – e de Fonseca (2011) – que defende que o aluno desde a sua infância possui um conhecimento intuitivo e uma percepção do espaço em que está inserido – definimos os caminhos para a realização desta pesquisa. Para isso, foi utilizado o livro didático do primeiro ano da coleção Buriti Mais Matemática, onde, a partir das imagens observadas, foi feita a análise de como estas podem trabalhar a geometria espacial. Assim, concluímos que as imagens que tratam da geometria espacial estão de acordo com a BNCC, pois a quantidade de figuras é considerada satisfatória, possibilitam o desenvolvimento das habilidades recomendadas, exploram propriedades e características das figuras geométricas e promovem a relação com o espaço físico em que o aluno vive, o que condiz com as orientações da Base Nacional Comum Curricular.
Descrição:
SILVA, H. E. da. O tratamento da geometria espacial em um livro didático da educação infantil: Uma análise à luz da BNCC. 2020. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.