Resumo:
Não se pode deixar de tratar a Educação como responsável na mudança e evolução de muitas realidades, e que neste contexto tem não somente sua importância na formação do ser humano como é garantida nas escolas como um componente obrigatório. Em contraponto, a utilização demasiada deste componente como de aspecto apenas esportivo impede o amplo desenvolvimento dos alunos. Justificado na necessidade de romper o esporte como conteúdo hegemônico nas salas de aula, este trabalho pauta-se nas problemáticas de apresentar e refletir sobre um plano didático de um trimestre para o ensino da Educação Física e de acompanhar qual a percepção sobre o ensino da Educação Física. Nesse processo foi percebido de forma muito relevante, a importância da implantação da BNCC no ensino da Educação Física dentro de um planejamento didático apoiado na escolha da abordagem de ensino que seja mais pertinente para desenvolver o experimentar e o fruir das atividades propostas. Através de uma metodologia pautada no relato de experiência em uma escola pública municipal foi possível obter os resultados de como a utilização da prática pedagógica no desenvolvimento dos conteúdos influenciou a mudança de como os alunos entendiam ser a Educação Física e a vivencia das dificuldades no que tange a estrutura inadequada e limitação de material didático bem como a resistência de alunos e professores em aceitar essa nova realidade.
Descrição:
RIBEIRO, A. X. Educação Física Escolar e prática de ensino: Alguns desafios e perspectivas pedagógicas. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.