dc.contributor.author |
Cardoso, Gutierez Santa Cruz |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-11T12:59:57Z |
|
dc.date.available |
2021-05-11T12:59:57Z |
|
dc.date.issued |
2020-03-04 |
|
dc.identifier.other |
CDD 613.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23403 |
|
dc.description |
CARDOSO, G. S. C. Evasão nas licenciaturas: Desafios e perspectivas. 2020. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo tem como objetivo central discutir os possíveis motivos e dificuldades apresentadas para a evasão escolar no ensino superior, de forma específica, nas licenciaturas e os caminhos que buscam facilitar a solução desse problema. De forma específica, objetivo é identificar publicações que envolvam a evasão nas licenciaturas divulgadas em artigos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Dentro desse contexto foi realizado um levantamento da produção acadêmica utilizou-se à base de dados da SciELO, com recorte entre 2017 a 2019. Incluindo o tema central sobre evasão, foram localizados 10 artigos. Observa-se ainda que, no evento da evasão, os trabalhos estão dirigidos dentro dos programas do governo federal. A partir da analise surgiu três fatores referentes ao fenômeno de evasão que acontece junto ao tema em estudo: no curso, na instituição e no sistema das instituições. Intervenções que analisem as ideias dos responsáveis, professores e estudantes necessitam ser analisadas para proporcionar o triunfo acadêmico e a perseverança dos estudantes no curso até sua finalização. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Nível superior |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão social |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão racial |
pt_BR |
dc.title |
Evasão nas licenciaturas: Desafios e perspectivas |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |