Resumo:
A proposta deste trabalho é verificar e refletir sobre o grau de satisfação do aluno (a) em rela- ção ao componente curricular Ensino de Matemática no curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a formação do professor buscando entender o processo evolutivo de forma a favorecer o entendimento da complexidade desse campo de conhecimento e as múltiplas influências que se estabelecem sobre ele. Para obter as respostas necessárias foi realizado um levantamento utilizando um questionário semiestruturado com 22 questões, aplicado a 31 graduandos do curso. Dividido em três grupos: grupo 1 sendo o perfil dos alunos, grupo 2 referente a disciplina ofertada, e o grupo 3 relativo a carga horária, e por fim uma questão subjetiva. Após a coleta de dados buscou-se mapear os resultados alcançados acerca do presente estudo, dedicado à formação do professor. Pretendemos nesse trabalho apresentar importantes elementos na contribuição e na melhoria da prática educacional da qual o professor faz parte, através de uma pesquisa descritiva em uma abordagem quantiqualitativa. A partir dos dados analisados, veri- ficou-se que um componente é pouco para com a demanda de conteúdos a serem ministrados; que a carga horária do componente curricular acima descrito é insuficiente de acordo com a demanda de conteúdo proposto.
Descrição:
ARAGÃO, K. dos S. S. Reflexões sobre o ensino de Matemática no curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.