Resumo:
A matemática possibilita aos alunos uma postura reflexiva e crítica da importância dos números no seu cotidiano, além de contribuir na formação de um ser humano mais integro, sensível e capaz de evoluir em busca de seus objetivos. A necessidade de aprender e compreender a matemática traz a curiosidade dos alunos, fazendo-os buscar novas formas de conhecimento. A matemática financeira, além de ser um assunto importante para o conhecimento do aluno, abre caminho na vida dos mesmos, ao imputar-lhes o raciocínio lógico e rápido. Assuntos simples e diferentes formas de metodologia, propõem um novo olhar para essa disciplina tão importante para a construção do ser. Levando isto em considerações realizamos este trabalho com o intuito de conscientizar a comunidade escolar de maneira que venha a contribuir com a sociedade. Incluindo os alunos no mundo do conhecimento Financeiro. Nessa concepção e ciente das possibilidades que a matemática fornece de contribuir com a sociedade, abordamos o estudo de Matemática Financeira a partir do cotidiano dos alunos, verificando que na prática o conhecimento desse conteúdo pode contribuir com o controle das finanças de seu próprio lar. Entendemos que apresentar ao alunado conceitos e técnicas básicas dos regimes de capitalização e investimentos para posterior utilização em seus estudos, sem se ater ao formalismo e rigor excessivos, de maneira que haja estreita ligação com aplicações reais é uma maneira louvável de inserir a matemática no contexto do cotidiano, expondo como sua contribuição é fundamental para a sociedade.
Descrição:
PIMENTA, L. J. V. da C. Matemática financeira: Sua aplicabilidade no cotidiano dos alunos do Ensino Médio. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.