dc.contributor.author |
Pereira, Tamires Moreira do Nascimento |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-11T13:08:43Z |
|
dc.date.available |
2021-05-11T13:08:43Z |
|
dc.date.issued |
2019-11-25 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.337 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23428 |
|
dc.description |
PEREIRA, T. M. do N. O uso de recursos didáticos para ensinar fração: Material manipulável e o jogo matemático. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A forma pronta e acabada como a Matemática é trabalhada na sala de aula no ensino tradicional aumenta o desinteresse de quem a estuda. Contrário a esse entendimento, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso do material manipulável e do jogo matemático para ensinar o conteúdo de fração. Ambos são mediadores no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A pesquisa vem abordar o conteúdo de Fração de forma lúdica. O jogo trabalhado foi o Unomática, que consiste em utilizar as regras do jogo Uno adaptado para abordar o conteúdo das Frações, como também o uso do material concreto Representação das Frações. Abordamos a importância dos materiais didáticos usados no ensino da Matemática nas perspectivas de autores como, por exemplo, Grando, Lorenzato, Muniz, entre outros. O trabalho foi realizado na Escola Municipal da Cidade de Lagoa Seca – PB, no Programa Mais Educação, com alunos do 7°ano. As aulas consistiram em um primeiro momento de revisão da parte introdutória do conteúdo, além da utilização do material concreto para trabalhar frações equivalentes, bem como as operações de soma e subtração de denominadores iguais e diferentes. Por fim, aplicamos o jogo Unomática. O uso dos materiais didáticos apresentados teve resultados satisfatórios. O uso de tais recursos contribuiu de forma determinante para que os alunos aprendessem o conteúdo apresentado, além de propor um ambiente divertido e prazeroso para se aprender. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Aníbal de Menezes Maciel |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Fração |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos matemáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.title |
O uso de recursos didáticos para ensinar fração: Material manipulável e o jogo matemático |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |