UEPB - Repositório Digital

O uso de recursos didáticos para ensinar fração: Material manipulável e o jogo matemático

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Tamires Moreira do Nascimento
dc.date.accessioned 2021-05-11T13:08:43Z
dc.date.available 2021-05-11T13:08:43Z
dc.date.issued 2019-11-25
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23428
dc.description PEREIRA, T. M. do N. O uso de recursos didáticos para ensinar fração: Material manipulável e o jogo matemático. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A forma pronta e acabada como a Matemática é trabalhada na sala de aula no ensino tradicional aumenta o desinteresse de quem a estuda. Contrário a esse entendimento, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso do material manipulável e do jogo matemático para ensinar o conteúdo de fração. Ambos são mediadores no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A pesquisa vem abordar o conteúdo de Fração de forma lúdica. O jogo trabalhado foi o Unomática, que consiste em utilizar as regras do jogo Uno adaptado para abordar o conteúdo das Frações, como também o uso do material concreto Representação das Frações. Abordamos a importância dos materiais didáticos usados no ensino da Matemática nas perspectivas de autores como, por exemplo, Grando, Lorenzato, Muniz, entre outros. O trabalho foi realizado na Escola Municipal da Cidade de Lagoa Seca – PB, no Programa Mais Educação, com alunos do 7°ano. As aulas consistiram em um primeiro momento de revisão da parte introdutória do conteúdo, além da utilização do material concreto para trabalhar frações equivalentes, bem como as operações de soma e subtração de denominadores iguais e diferentes. Por fim, aplicamos o jogo Unomática. O uso dos materiais didáticos apresentados teve resultados satisfatórios. O uso de tais recursos contribuiu de forma determinante para que os alunos aprendessem o conteúdo apresentado, além de propor um ambiente divertido e prazeroso para se aprender. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aníbal de Menezes Maciel pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Fração pt_BR
dc.subject Jogos matemáticos pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.title O uso de recursos didáticos para ensinar fração: Material manipulável e o jogo matemático pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta