Resumo:
Diante de tantas dificuldades e também do insucesso no ensino da Geometria, e considerando que a geometria está presente em quase todos os lugares em que vivemos, surgiu o desejo em saber como o artesanato poderia auxiliar no ensino da geometria no Fundamental, com isso, decidimos desenvolver este trabalho que tem como título, a Geometria no artesanato: uma alternativa de ensino. O objetivo primordial é investigar como o artesanato pode auxiliar no ensino de Geometria. Abordamos sobre a importância da Geometria, fizemos uma breve descrição dos documentos que norteiam a geometria no Ensino Fundamental, expomos alguns exemplos de como os professores geralmente lecionam o conteúdo de Geometria no Ensino Fundamental, e logo após apresentamos a metodologia que foi desenvolvida com sete alunos do 8° ano B que estudam no turno vespertino da Escola Municipal Padre Antonino, que está localizada no município de Campina Grande-PB. Dessa forma, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa, e a mesma acontece em um ambiente natural que é a sala de aula, e conta com um trabalho coletivo e também colaborativo dos alunos. Propomos aos alunos a confecção de três artesanatos, para isso contamos com o auxílio de alguns materiais manipuláveis e em seguida tiveram uma aula teórica sobre Geometria, ocorrendo em dois momentos distintos. E como resultado percebemos que o artesanato desperta o interesse dos alunos, facilitando assim o ensino e pode sim auxiliar no ensino da Geometria, além de facilitar a compreensão dos alunos para que entendessem os conceitos dessa área.
Descrição:
MEDEIROS, R. dos S. A Geometria no artesanato: Uma alternativa de ensino. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.