UEPB - Repositório Digital

O uso da História da Matemática no ensino e aprendizagem da trigonometria

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Reginaly Ketory Ferreira da
dc.date.accessioned 2021-05-11T13:09:15Z
dc.date.available 2021-05-11T13:09:15Z
dc.date.issued 2019-12-04
dc.identifier.other CDD 516.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23435
dc.description SILVA, R. K. F. da. O uso da História da Matemática no ensino e aprendizagem da trigonometria. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A matemática e tida por muitos como uma disciplina chata e difícil, não é a toa que a matemática é a disciplina que apresenta maior índice de rejeição e reprovação. Muitas vezes é reflexo do método de ensino tradicional, método esse que se resume apenas em passar o conteúdo de forma rotineira. Pesquisadores e estudiosos na área buscam novas estratégias de ensino da Matemática. A História da Matemática é um recurso didático que permite que o aluno consiga perceber que a matemática não surgiu de repente, que foi uma construção de milhares de anos, assim o aluno através da história consegue estabelecer conexões entra a matemática e seu cotidiano. O presente trabalho abordou o ensino da Trigonometria através da história da Matemática, buscando esclarecer fatos históricos e métodos de ensino, a fim de melhorar a compreensão desse conteúdo. Tem como objetivo refletir sobre uma experiência de ensino de Trigonometria utilizando a História da Matemática. Nossa fundamentação teórica está baseada em autores, tais como: D´Ambrósio, Mendes, Valdés, entre outros. Desenvolvemos o trabalho em uma turma de 9° ano, em uma Escola Municipal de Arara- Paraíba, onde apresentamos o conteúdo da trigonometria usando a história como recurso metodológico. Tivemos um retorno gratificante já que se tratava de uma turma extremamente apática sem nenhum tipo de participação, a não ser reproduzir o que o professor copiava no quadro. Durante a aplicação da proposta, as aulas ficaram mais dinâmicas onde os alunos se mostraram mais motivados em aprender o conteúdo e interagir entre si. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aníbal de Menezes Maciel pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Trigonometria pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject História da Matemática pt_BR
dc.title O uso da História da Matemática no ensino e aprendizagem da trigonometria pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta