dc.contributor.author |
Silva, Reginaly Ketory Ferreira da |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-11T13:09:15Z |
|
dc.date.available |
2021-05-11T13:09:15Z |
|
dc.date.issued |
2019-12-04 |
|
dc.identifier.other |
CDD 516.24 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23435 |
|
dc.description |
SILVA, R. K. F. da. O uso da História da Matemática no ensino e aprendizagem da trigonometria. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A matemática e tida por muitos como uma disciplina chata e difícil, não é a toa que a matemática é a disciplina que apresenta maior índice de rejeição e reprovação. Muitas vezes é reflexo do método de ensino tradicional, método esse que se resume apenas em passar o conteúdo de forma rotineira. Pesquisadores e estudiosos na área buscam novas estratégias de ensino da Matemática. A História da Matemática é um recurso didático que permite que o aluno consiga perceber que a matemática não surgiu de repente, que foi uma construção de milhares de anos, assim o aluno através da história consegue estabelecer conexões entra a matemática e seu cotidiano. O presente trabalho abordou o ensino da Trigonometria através da história da Matemática, buscando esclarecer fatos históricos e métodos de ensino, a fim de melhorar a compreensão desse conteúdo. Tem como objetivo refletir sobre uma experiência de ensino de Trigonometria utilizando a História da Matemática. Nossa fundamentação teórica está baseada em autores, tais como: D´Ambrósio, Mendes, Valdés, entre outros. Desenvolvemos o trabalho em uma turma de 9° ano, em uma Escola Municipal de Arara- Paraíba, onde apresentamos o conteúdo da trigonometria usando a história como recurso metodológico. Tivemos um retorno gratificante já que se tratava de uma turma extremamente apática sem nenhum tipo de participação, a não ser reproduzir o que o professor copiava no quadro. Durante a aplicação da proposta, as aulas ficaram mais dinâmicas onde os alunos se mostraram mais motivados em aprender o conteúdo e interagir entre si. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Aníbal de Menezes Maciel |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Trigonometria |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
História da Matemática |
pt_BR |
dc.title |
O uso da História da Matemática no ensino e aprendizagem da trigonometria |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |