Resumo:
Neste trabalho procuramos verificar como a escola tem um papel fundamental para a aprendizagem e a facilitação da inclusão, mas para isso a escola deve estar preparada para receber os alunos que apresentam algum tipo de deficiência. Temos como objetivo identificar como a escola realiza a inclusão de alunos com deficiência no ensino de matemática, verificando quais as metodologias de ensino utilizadas no ensino de Matemática para facilitar a aprendizagem e a inclusão de alunos com deficiência. Para o desenvolvimento dessa pesquisa participaram alunos do 7º ao 9° ano do ensino fundamental de uma escola municipal no município de Boa Vista – PB. Os professores têm uma preocupação em relação a inclusão desses alunos, por esse motivo acham que as escolas precisam de recursos direcionados à essas deficiências e constituição de equipes para auxiliar e fazer com que a inclusão aconteça nas escolas. Precisam de constantes formações em sua área específica para o trabalho com esses alunos, por profissionais que trabalhem com as diferentes deficiências, além do mais é preciso que a escola se constitua em um espaço onde todos os estudantes sintam-se aceitos e tenham garantida uma educação de qualidade.
Descrição:
GONZAGA, J. R. M. Ensino de Matemática: Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.