Resumo:
A educação de jovens e adultos – EJA pode ser vista pelos como uma modalidade de ensino desafiadora pelos professores. O estereótipo de ensino rápido, não rígido e que contempla em sua grande maioria alunos que desejam retornar aos estudos após anos de afastamento caracterizam esse modelo como de um ensino prático. É bem verdade que a intenção de reintegrar pessoas ao ambiente escolar, a fim de ingressá-las e prepará-las para as competências do século XXI é um grande avanço para diminuir os altos índices de analfabetismo ainda presente no Brasil. Esse trabalho tem como objetivo entender a postura do professor e sua metodologia de ensino para alcançar com êxito a aprendizagem de seus alunos com diferentes perfis, querendo compreender, especificamente, como um professor de matemática encontra o equilíbrio para atender as dificuldades matemáticas presentes na vida acadêmica dos estudantes, reunidos em uma mesma sala de aula com diferentes tempo de abandono escolar significativo. Esse estudo vem entender a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos, quanto a organização da sua estrutura, do perfil dos alunos, das dificuldades de alunos e professores e de suas estratégias de ensino quanto ao ensino de matemática. Essa reflexão, é uma auto avaliação dos professores de matemática sobre suas práticas de ensino e o quão eficaz elas são na aprendizagem dos alunos, além de, reconhecer o desdobramento que o professor de matemática precisa ou deveria ter na construção do conhecimento matemático de seus alunos.
Descrição:
ATAÍDE, I. O. P. S. de. Um estudo sobre o ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.