dc.description.abstract |
Diante da realidade do ensino de Trigonometria nas escolas públicas, é possível afirmar que, na maioria das vezes, esse conteúdo é visto de forma superficial ou, muitas vezes, nem ministrado no Ensino Fundamental II. Entretanto, diante de sua importância, este não pode deixar de ser visto pelos estudantes que estão prestes a entrar no Ensino Médio. Com isso, é importante ressaltar que essa área da Matemática merece uma atenção especial, e pensando nessa perspectiva, é necessário estudos que enfatizem a utilização de novas metodologias e materiais didáticos, que possam contribuir no processo de ensino e aprendizagem de Trigonometria. Tendo em vista essas dificuldades na sala de aula de Matemática, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e que teve como objetivo analisar a funcionalidade do Ludo e adaptá-lo para o ensino de Trigonometria. Essa pesquisa foi realizada com estudantes de 15 á 17 anos de idade, do 9º Ano do Ensino Fundamental II, em uma escola pública na cidade de Campina Grande- PB. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas três sessões, sendo um Questionário de Sondagem, em seguida com os resultados dos questionários foram elaborados os desafios para o Ludo Trigonométrico e, por fim, foi aplicado o Questionário Final com os estudantes. Para análise dos dados, foram analisadas as respostas dos estudantes e o seu desempenho, e, além disso, foi possível perceber a necessidade de utilizar jogos com uma perspectiva de melhoria no ensino e aprendizagem de Trigonometria como também de novas metodologias, que contribuam na compreensão dos estudantes. Por fim, pudemos observar o quanto os estudantes consideram interessantes e conseguem compreender e cooperar em sala de aula. Além disso, vale ressaltar a importância dos professores compreenderem a função dos jogos na sala de aula, para que eles não percam o objetivo da atividade. |
pt_BR |