dc.description.abstract |
Este trabalho aborda a importância do Jogo Tangram como material lúdico no ensino da Matemática, dando ênfase à Geometria Plana. O objetivo Geral deste trabalho é possibilitar aos alunos do 6º/7º EJA do Ensino Fundamental II, turno noturno a compreender a utilização do Tangram como material pedagógico. Os objetivos específicos são apresentar aspectos históricos acerca do Tangram, expor o jogo do Tangram como material lúdico pedagógico no ensino da matemática, descrever alguns tipos de Tangram identificando suas possibilidades e limites. O jogo é uma ferramenta essencial que pode proporcionar diversas vantagens sobre os materiais tradicionais, visto que propõe a participação ativa do aluno e a materialização de conceitos mais abstratos. As abordagens tradicionais do ensino frequentemente relegam ao patamar da simples memorização e reprodução. Para a constatação e análise dessas características, foi aplicado um jogo na turma 6º/7º EJA Escola Cônego Antônio Galdino, turmas únicas, turno noturno. O jogo do Tangram é desafiador e ajuda a desenvolver a proatividade do aluno, podendo atuar positivamente em diversos fenômenos, como criatividade, socialização, motivação e cognição. Dessa forma, o jogo aumenta o envolvimento do aluno com o conteúdo, sua capacidade de resolver situações problema e, por fim, estimula seu raciocínio lógico e facilita sua aprendizagem. |
pt_BR |