UEPB - Repositório Digital

Experiências com a prática educativa ao longo da licenciatura em ciências biológicas: que saberes docentes foram possíveis construir?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Brunna Ellen Santos de
dc.date.accessioned 2021-05-11T13:21:40Z
dc.date.available 2021-05-11T13:21:40Z
dc.date.issued 2020-10-30
dc.identifier.other CDD 370. 71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23450
dc.description OLIVEIRA, Brunna Ellen Santos de. Experiências com a prática educativa ao longo da licenciatura em ciências biológicas: que saberes docentes foram possíveis construir? 2020. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo do trabalho é fazer um relato sobre a formação inicial de uma licencianda do curso de ciências biológicas da Universidade Estadual da Paraíba com foco em episódios que foram importantes para refletir sobre a prática educativa. O trabalho é de abordagem qualitativa e trata-se de um relato de experiência elaborado sob influência do recurso da narrativa autobiográfica. O relato foi organizado em quatro etapas, sendo elas: (1) o Pró-ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio da UEPB; (2) o estágio supervisionado I; (3) o estágio supervisionado II e (4) a Residência Pedagógica. Para cada uma das etapas foram listados episódios considerados marcantes e peculiares, em seguida foram feitas narrativas autobiográficas sobre cada episódio. Para a análise dos episódios foram utilizados os saberes necessários à profissão docente como referencial teórico. A partir disso, foi possível identificar que as narrativas estão associadas de diferentes formas aos saberes experienciais, saberes curriculares, saberes disciplinares e saberes da formação profissional. Isso serviu para clarificar alguns pontos do processo de formação, assim como levantar aspectos e discussões acerca da formação inicial. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Michelle Garcia da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação inicial pt_BR
dc.subject Saberes docentes pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Experiências com a prática educativa ao longo da licenciatura em ciências biológicas: que saberes docentes foram possíveis construir? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta