Resumo:
O objetivo do trabalho é fazer um relato sobre a formação inicial de uma licencianda do curso
de ciências biológicas da Universidade Estadual da Paraíba com foco em episódios que foram
importantes para refletir sobre a prática educativa. O trabalho é de abordagem qualitativa e
trata-se de um relato de experiência elaborado sob influência do recurso da narrativa
autobiográfica. O relato foi organizado em quatro etapas, sendo elas: (1) o Pró-ENEM -
Exame Nacional do Ensino Médio da UEPB; (2) o estágio supervisionado I; (3) o estágio
supervisionado II e (4) a Residência Pedagógica. Para cada uma das etapas foram listados
episódios considerados marcantes e peculiares, em seguida foram feitas narrativas
autobiográficas sobre cada episódio. Para a análise dos episódios foram utilizados os saberes
necessários à profissão docente como referencial teórico. A partir disso, foi possível
identificar que as narrativas estão associadas de diferentes formas aos saberes experienciais,
saberes curriculares, saberes disciplinares e saberes da formação profissional. Isso serviu para
clarificar alguns pontos do processo de formação, assim como levantar aspectos e discussões
acerca da formação inicial.
Descrição:
OLIVEIRA, Brunna Ellen Santos de. Experiências com a prática educativa ao longo da licenciatura em ciências biológicas: que saberes docentes foram possíveis construir? 2020. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.